O relacionamento mais importante: Auto Estima

AutoEstima

De todos os relacionamentos que posso ter, o mais importante é o comigo mesmo, pois a única pessoa para quem estou para sempre, sou eu mesmo. Este relacionamento é eterno.

Como esta meu relacionamento comigo mesmo?
Acordo de manhã e fico contente por me encontrar?
Gosto de estar comigo?
Gosto de meus pensamentos?
Divirto-me em minha companhia?
Amo meu corpo?
Estou contente por ser eu?
Me admiro?
Me amo?

Se não tenho um bom relacionamento comigo, como posso ter com os outros? Se não me amo, como posso ser feliz? Estarei sempre esperando que o mundo ou o outro me traga felicidade, conserte minha vida, me complete, realize meus sonhos…

Você precisa ser feliz por você mesmo, precisa ser tão feliz que nem precise de ninguém. Não repasse essa obrigação para um outro. Seja você mesmo responsável por suas alegrias. Tome o comando de sua vida, de sua felicidade! A vida nos ama incondicionalmente, e ela está ai disponibilizando inúmeras formas de você ser feliz, de superar problemas e alcançar sonhos. Opte por ir atrás disso, por usufruir isto! Pois isso é seu!

Comece resolvendo o que lhe incomoda, converse, aprenda a perdoar, guardar magoas é o mesmo que tomar um pouco de veneno a cada dia. Quem se ama, não se permite ficar com algo que o angustia.

Opte por compreender ao invés de julgar, estamos todos num espiral de aprendizado, erramos e aprendemos o tempo todo, e um dia você pode fazer as mesmas coisa daquele que você descriminou. Quem se ama, gosta de olhar para o outro com amor.

 Aprenda a dizer não. Talvez você tenha dificuldade em estabelecer limites e as pessoas se aproveitam disso. Pode ser que as mensagens que emita sejam:
“Eu não me valorizo e não me respeito. Não faz mal que abusem de mim”. Isso, porém, não precisa continuar. Você não tem que agradar a todos sempre! As vezes você tem que optar por se agradar! Quando lhe perguntarem algo, respire fundo antes de responder, é o tempo que você precisa para sentir seu coração, e pensar direito na resposta, se ele quiser dizer não, então diga! Isso chama-se respeito a si próprio!

Aprenda a afirmar seu amor por si próprio e redescubra o amor e o respeito por si mesmo que já existem em você, e escolha ter um relacionamento consigo mesma muito melhor!

Comece hoje mesmo a afirmar o amor e o respeito por si mesmo. Olhe-se com freqüência no espelho e diga: EU AMO VOCÊ. Pode parecer algo muito simples, mas é uma afirmação de cura poderosa. Diga exatamente por que você se ama, e se orgulha de ser você mesmo. Tenha na ponta da língua suas qualidades. Nossa cultura recrimina quem se auto-elogia, com isso desaprendemos a nos admirar, só recebemos elogios se for dos outros, nunca de nós mesmos. E mesmo quando é um outro que nos elogia. Temos dificuldade em aceitar o elogio. Aprenda que você pode se elogiar sim, e você pode aceitar elogios dos outros, sem sentir-se envergonhado. Agradeça, e aceite! É lindo ver alguém que se ama!

Mime-se, fazemos tanto pelos outro, e por nós? Será que nos mimamos tanto quanto merecemos, ou esperamos sempre que outro o faça?

Faça uma lista das coisas que você mais gosta de fazer, desde as coisas mais simples, e veja quantas delas faz tempo que você não faz.  Não espere por ninguém, vá lá e faça acontecer! Por que você merece!

Passe a ser seu melhor parceiro nessa vida. Encoraje-se, redescubra-se, ame-se aceite-se, valorize-se, cuide-se! Pois o trabalho mais importante que fazemos é aquele por nós mesmos. Querer que o mundo ou que os outros mudem é uma forma sutil de manipulação, e uma forma de repassar nossas responsabilidades.

(Dra Luana Lyra, baseado no livro “A VIDA” – Loise L. Hay)